Mensagens populares

domingo, 30 de março de 2014

Resenha e Resumo de Frankenstein de Mary Shelly

Resenha e resumo de Frankenstein de Mary Shelly


Resumo: (Spoiler) Victor Frankenstein sempre se interessou por ciências naturais, e por isso sempre pesquisava e estudava tudo a respeito, embora as teses, matérias e livros estudados eram escritos por escritores antigos e com ideias arcaicas e não mais aceitas. Victor queria ser reconhecido e tentou fazer alguns experimentos que davam sempre errado, depois de anos de estudos Victor se entristeceu e ficou furioso de ter perdido tempo com tanto estudo. No entanto há uma oportunidade de Frankenstein estudar fora de sua cidade, depois de muito pensar ele decide deixar sua família e novamente estudar. Lá ele conheceu professores de ciências, algumas teorias ele concordava outras discordava, mas muito aprendia. 
     Ele com seu anseio de provar ao mundo seu valor, decide criar algo que o universo inteiro nunca antes vira, criar um humano artificial. Victor batalha durante dois anos para que seu projeto ganhe vida, fazendo-o roubar corpos de cemitérios, se auto excluir totalmente da sociedade e estudar incessantemente. O momento final chega e sua criação começa a ganhar vida, no entanto toda a beleza e glória vão pro ralo quando Victor percebe que o humano era extremamente feio, grande demais, ao perceber que havia criado um monstro. Apavorado com tal execrável ser a qual fora criado por suas mãos, Victor foge deixando o monstro sozinho na sala.
     Sem saber o que fazer o monstro acaba indo para uma floresta, onde era mais fácil arranjar comida, em tal floresta ele encontra uma casa e observava como a família que morava nela se comportavam, com a distância necessária para não ser notado, afinal se ele próprio se assustara ao ver seu reflexo num riacho quem dirá humanos inocentes e afastados da civilização. A família a qual morava lá, fazia parte da vida do monstro, embora eles nunca o viram, por isso ele sempre os ajudavam, anonimamente, como por exemplo: cortar centenas de árvores e fazer virar lenha para tal residentes da casa. O monstro procurava uma oportunidade de falar com aquela simpática família, e certo dia ele cria coragem ao ver que o senhor, cego, se encontrava sozinho, então o monstro fora ao seu encontro e contou sua historia e revelou seu amor por ele e sua família.
     Tudo ia bem até os filhos do senhor cego chegar em casa, e apavorados por tamanha feiura do monstro, o expulsar violentamente da casa deles. Com semelhante opróbrio e sofrimento, o monstro cria raiva de seu criador, seu pai que também o abandona, e decide que se Victor causou tanto mal a seu coração era justo que ele fizesse o mesmo a Frankenstein.
     Para tal sofrimento de Victor, o monstro matou o irmão mais novo de seu "pai". O pai de Victor envia uma carta a ele informando que seu irmão havia sido assassinado, com luto Victor volta a Genebra, sua cidade natal, para consolar seu pai e dar o último adeus a seu querido irmão. Numa tarde o monstro se revela na frente de Victor e propõem um retaliação, onde consistia em ele deixar em paz Victor, sua família e o resto do mundo, mas para isso Frankenstein deveria criar uma fêmea para ele, assim ele não ficaria solitário e poderia se esconder da humanidade. 
     Antes de ir embora de Genebra, Victor encontra Elizabeth, uma amiga de infância e a pede em casamento. Mas antes ele viajara em uma ilha para criar outro monstro para que o atual o deixassem em paz. No entanto com medo de criar uma prole que amaldiçoaria a humanidade, Victor destrói todo seu projeto que estava quase no final. O monstro enfurecido mata seu melhor e único amigo, Clerval. Victor Frankenstein é preso por acharem que fora ele o assassino. Provada a sua inocência Victor volta a Genebra e se casa com Elizabeth, mesmo sabendo dos riscos com aquele monstro a solta.
     No mesmo dia de sua noite de núpcias, o monstro mata estrangulada sua amada esposa, Elizabeth. Entristecido ele volta para casa e da a noticia a seu pai,  que fica tão abalado que morre. Não restando ninguém que o amasse, nem de sua família, Victor resolve ir a caça do monstro, pistas o levam ao pólo norte, onde seu corpo fragilizado com tanto sofrimento e luto, não aguenta o intenso frio. Por sorte um navegador o salva e o coloca no navio, Victor vive o suficiente para contar sua história. Assim que Frankenstein morre, o capitão que tentou salvá-lo, encontra com o monstro encarando seu criador com lágrimas nos olhos, pois embora ele o tenha abandonado, Victor Frankenstein ainda era seu criador e seu pai. Então diz ao capitão que nunca mais perturbaria a humanidade e continuaria seguindo no norte.

Resenha: O livro é bem escrito, o floreio da escritora ao escrever faz a obra ser cansativa, a falta de descrição nos pontos altos da história como as mortes, também faz com que a leitura seja arrastada. A história em si é bem interessante, no entanto a forma de escrita escolhida por Mary Shelly faz a obra ser quase maçante. No entanto o talento dela é tão impressionante que você se admira com quantas palavras novas você aprende em apenas uma página.

By: Hélio de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário