Mensagens populares

domingo, 30 de março de 2014

Resenha e resumo do livro Uma bruxa na cidade - e entrevista com a escritora Ruth Warburton - Livro 1

Resenha e resumo do livro Uma Bruxa na Cidade - Trilogia Winter - Livro 01 - Ruth Warburton

Obs: Em breve postarei a entrevista dessa escritora.


Sinopse:  Quando o amor e a magia se misturam, quem poderá distinguir a fantasia da realidade? Anna Winterson não sabe que é uma bruxa, e provavelmente zombaria de quem insinuasse algo parecido. Quando ela se muda para a cidade de Winter, começa a descobrir do que é capaz quando usa seus poderes. A confusão começa quando ela conhece Seth, o garoto mais bonito e cobiçado da escola. Numa brincadeira aparentemente inofensiva, Anna o enfeitiça para que ele se apaixone. E, sem querer, acaba deflagrando uma guerra entre dois clãs de bruxos rivais. A bruxinha quer apenas viver seu amor, mas se sua mágica é capaz de controlar a paixão de Seth, ela poderia ser tão monstruosa quanto os seres que estão tentando usar seus poderes em benefício próprio?


Resumo: Anna é uma garota um tanto cética e se vê numa casa assustadora, chamada por alguns a casa das bruxas. Seu pai estava com problemas financeiros então teve de mudar para aquela casa, localizada numa cidade pacata e pequena, onde todos sabem o que você faz. Na reforma daquela casa estranha e macabra, o pai de Anna encontra um suposto livro de receitas. E quando ele tem de voltar para Londres a fim de tratar dos seus dentes, Anna orientada pelo pai convida algumas amigas que conheceu no novo colégio, amigas essas que pegam o misterioso livro e vêem que na verdade era um livro de feitiços, então decidem fazer um feitiço de amor. Anna é a única que conseguira fazer funcionar seu feitiço, mas além dela se arrepender, isso tem um preço e é a partir daí que os Ealdiwitan começam a aparecer, mas Anna já fora avisada por Emma sobre o caráter desse clã e por não aceitar a proposta de entrar nele, uma guerra se deflagra...

Resenha: Livro muito bom, você não consegue parar de lê-lo, sempre tem algo acontecendo, uma surpresa, um mistério. Super recomendo. Tem um romance, uma historia e até o sobrenatural super show. Pena que é uma série, e no Brasil só tem esse livro ainda. Mas o livro acaba toda a historia, no final Anna e Seth estão num barco em seu encontro, mas Anna vê um óleo saindo do barco, ela acha bonito, mas eu acho que o segundo vai seguir a partir daí. 

Entrevista com Ruth Warburthon:

O que levou você a escrever uma bruxa na cidade?
r- sempre escrevi historias ; a primeiro que me lembro de escrever foi quando tinha sete anos e era sobre... bruxas! Surpresa, surpresa. Nâo me lembro do título, mas recordo que era sobre um zelador de fábrica chamado Cardy. Ele  estava varrendo a fábrica uma noite e foi surpreendido por uma mãe e sua filha que pareciam em uma das passarelas no alto, acima do chão da fábrica. Coisas estranhas começam a acontecer, e ele percebe que é Halloween... A história era contada do ponto de vista de Candy, um homem de sessenta anos, o que, em retrospecto, era uma escolha estranha para uma garota desete anos, maslembro que meu professor gostou.
Escrevi várias outras historias depois disso, e elas ficaram mais e mais compridas, mas levei bastante tempo para voltar ao tema das bruxas. Um dia estaa ouvindo um programa numa rádio sobre o romance da literatura, e um dos entrevistados disse que o desafio era encontrar um motivo original para manter o heroi e a heroina separados – por que não há historia se eles simplesmente cairem nos braços um do outro e vivessem felizes para sempre logo na primeira pagina. Escutei isso, pensandoque, para mim, a razão mais razoavel para um não cair nos braços do outro era não saberem se realmente se gostavam ou não. E, de repente, uma garota que encanta o garoto de seus sonhos para que ele se apaixone por ela, mas entãotem de viver com o fato de que nunca terá certeza se ele realmente a ama.

Pode nos falar um pouco mais sobre os feitiços no livro – como você os pesqisou?
Muito deles são baseados em crenças reais, por exemplo, a ideia de colocar uma vassoura na porta para impedir que o mal entre é encontrada em várias culturas. E a parte que Liz lê em voz alta sobre a esposa colocar sangue no vinho do marido é realmente um feitiço vodu antigo ( embora, na tradição vodu, você acrescente sangue ao café).
O feitiço redutor é baseado em antigo feitiço hebraico para banir espíritos e demônios. Você pega o nome do demônio e diminui letra por letra, até que o demonio seja vencido. Logo, há muitas sementes de tradições populares e de diferentes práticas de bruxaria, mas eu as adaptei aos meus propósitos, e nenhum dos feitiços que Anna faz é verdadeiro.

Parece que os encantamentos são escritos em lingua estrangeira – são?
Mais ou menos, sim. Estão, em grande parte, escritos em anglo-saxão ( conhecido como inglês arcaico – o inglês de Beowulf...). Esse era o idioma falado na Inglaterra antes do ano 1000 d. c. Mais tarde, misturou-se com o norueguês, com o francês e com outras linguas, e se tornou o inglês da Idade Média ( o inglês de Chaucer e Malory) e finalmente, o inglês moderno ( o inglês de Shakespeare e o que falamos hoje).
Estudei anglo-saxão como parte da minha graduação em lingua inglesa, e achei realmente dificil! É basicamente um idioma totalmente estrangeiro e quase impossivel de ler sem um dicionário e uma gramática, embora algumas palavras soem como suas equivalente modernas, quando lidas em voz alta. Por exemplo o “sc” é normalmente pronunciado “ch”, então a palavra em inglês arcaico “Sceadu” é pronunciada de modo bem similar ao que siguinifica em inglês moderno: Shadow (sombra).
Muitas das palavras dos encantamentos foram emprestadas da poesia anglo-saxã, particularmente de Beowulf, que é belo e cheio de palavras e frases evocativas: o mar é um “ hronráde” que siguinifica “estradas das baleias”, por exemplo... É completamente inadequado para se usar em feitiços, mas...

Winter é uma cidade real?
Não, mas foi inspirado em vários lugares reais. A beira-mar vem de feriados na Cornualia, em Devon e em Brittany, mas a cidade de Winter, em si, foi inspirada em Lewes, onde cresci...

Qual o seu personagem favorito?
 Ah, isso é realmente dificil! Não tenho certeza se posso escolher apenas um...

Os leitores podem entrar em contato para fazer suas próprias perguntas?
Sim! Adoro ouvir os leitores. Vocês podem me encontrar online em www.Ruthwarburton.com (site em inglês) Por favor venham me dizer oi!
Beijos e até a próxima resenha.

Sem comentários:

Enviar um comentário