Sinopse: Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério de livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A sombra do vento, um livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade. A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em homem, ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.
Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como romance de aventuras de Alexander Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense. Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A sombra do vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.
Resumo: Daniel é um menino normal, mas perdera sua mãe e numa certa noite percebendo que não mais lembrava de seu rosto, de suas feições começou a chorar. Seu pai querendo amenizar os sentimentos melancólicos de seu filho, decide levá-lo ao Cemitério dos Livros Esquecidos. Daniel procura um livro que o interessa nesse sebo, sem entender como isso poderia ajudá-lo. Acabou decidindo levar um romance de Julián Carax, chamado A sombra do vento. Tal romance irá mudar sua vida, envolvendo-o em assassinatos, brigas, amores não correspondido e um romance tão lindo quanto Romeu e Julieta.
Resenha: Percebe-se a experiência do escritor ao lermos seus personagens bem trabalhados e as suas descrições detalhadas. É impossível não rir de Fermín, ter raiva de Daniel com sua completa babaquice quanto a Clara Barceló, se emocionar ao ler a história de Julián e Penolope, surpreender-se ao ler a história da casa assmbrada, que ao meu ver se parece bastante com a saga As bruxas Mayfair de Anne Rice. Eu gostei bastante da história embora a leitura desse livro não seja dinâmica, portanto dou 8 estrelas de 10.
By: Hélio de Oliveira
By: Hélio de Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário